Latest News

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Mumuílas: Mulheres que contrariam a sociedade e mostram a sua africanidade sem pudor

Com imponentes seios desnudos, colares e tecidos bem coloridos, assim se mostram as mulheres mumuílas, seja na sua tribo ou em plena metrópole. O SAPO quis lembrar e dar a conhecer um pouco da história destas mulheres neste Dia da Mulher Africana.
As mumuílas fazem parte de uma tribo que vive no deserto do Namibe, no sudoeste de Angola, e resistem à integração, levando hábitos e costumes consigo para onde quer que vão. Orgulhosas da sua tradição e zelosas das suas origens, nem em tempo de guerra abandonaram o seu território.
Têm hábitos que para a maioria das pessoas são estranhos, como não tomar banho ou usarem produtos como leite de vaca e fezes para  passar nos cabelos, o que, segundo elas, lhes dá uma aparência exótica.
Quando solteira, a mulher mucubal  anda nua da cintura para cima, exibindo os seus seios firmes, adornando-se apenas com colares e pulseiras. Depois de casar e ser mãe, diz a tradição que deve amarrar os seios com tiras finas de couro para os espalmar.
A base de sustento dos mumuílas é a criação de gado, desta forma a riqueza é medida pela quantidade de gado que cada um possui. Para além desse negócio, na cidade, são muitas vezes conhecidas por comercializar chás naturais, óleo de mumpeke e ngundi para nutrir o cabelo.
Entre os angolanos, muitos desconhecem a sua existência e principalmente a sua história e este povo é muitas vezes rejeitado pela sociedade, porque é tido como uma tribo com hábitos que não se coadunam com a vida em sociedades mais modernas.
Em Luanda, estas mulheres despertam muitas atenções quando circulam pelas ruas. Muitos reagem com estranheza, mas existe também quem as elogie. Hoje em dia e como forma de adaptação às cidades, algumas mumuílas optam por  usar uma blusa e assim evitar comentários desagradáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Facebook

https://web.facebook.com/renatojorje.heide

Postagens recentes