Latest News

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O que procuram homens e mulheres no sexo

Parece ser um pormenor. Mas não é! A ausência de um diálogo aberto e franco entre o casal pode ser o principal motivo de uma relação menos satisfatória. Prova disso é que, na lista das causas de disfunções sexuais como a diminuição do desejo sexual, a dificuldade em obter excitação ou a incapacidade para atingir o orgasmo, a falta de comunicação merece um lugar de destaque.
Por isso, com a ajuda da sexóloga marta crawford, reunimos as principais preocupações, necessidades e desejos de homens e mulheres, num artigo que é para ser lido a dois! Existem vários assuntos que as mulheres não falam com os homens. Estas são algumas das coisas que elas não lhes contam:
«Eles são muito rápidos e querem tudo muito depressa»
A capacidade para adquirir excitação é diferente entre homens e mulheres. «Para os homens, é muito fácil excitarem-se porque têm mais testosterona (a principal hormona que desperta o desejo sexual) e, além disso, são muito mais influenciados por estímulos visuais», constata Marta Crawford. «A mulher é mais afetuosa, precisa de carícias e de mais estímulo táctil. Contudo, não deve ser só a mulher a ser estimulada durante os preliminares. Eles também gostam de ser estimulados», alerta a sexóloga.
«Eles estão sempre com vontade de fazer sexo»
Por razões hormonais e não só, os homens pensam mais vezes em sexo do que as mulheres. «O facto de estarem mais atentos a determinados estímulos ao longo do dia e a capacidade que têm para se desligarem das preocupações faz com que consigam disponibilizar-se para o sexo, em qualquer contexto», constata a sexóloga. «Já as mulheres têm uma dificuldade maior em abstraírem-se dos problemas do dia a dia. Além disso, precisam de momentos de afeto e de enamoramento», explica Marta Crawford. «Sair de casa para ir ao cinema ou comer um gelado são estratégias simples que podem fazer toda a diferença», sugere.
«A nossa relação não está bem mas, mesmo assim, ele quer sexo»
Para as mulheres, a afetividade e o bem-estar na relação são fundamentais para se envolverem sexualmente com o parceiro. Discussões e conflitos entre o casal podem, muitas vezes, estar na origem do baixo desejo sexual ou de outros problemas sexuais. «Tenham uma conversa franca, procurem juntos perceber o que está mal na relação e definir as estratégias mais adequadas. Por vezes, bastam pequenas mudanças na rotina do casal como a introdução de mais momentos de intimidade ou a (re) negociação das tarefas domésticas », recomenda Marta Crawford. «Se não conseguirem melhorar a relação sozinhos, procurem a ajuda de um terapeuta familiar», acrescenta a sexóloga.
«Não tenho vontade nenhuma de fazer sexo»
Ao contrário do homem, a mulher está sujeita a várias flutuações hormonais ao longo da vida que condicionam a sua disposição para o sexo, nomeadamente durante a gravidez e durante o período pós-parto. Mas não só. «O próprio ciclo menstrual pode influenciar o desejo sexual da mulher ao longo do mês», lembra a sexóloga. Além disso, a instalação da rotina na vida do casal também pode interferir no comportamento sexual da mulher. Nestes momentos de crise, é fundamental que o casal dialogue da melhor forma possível e que continuem a surpreender-se mutuamente», recomenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Facebook

https://web.facebook.com/renatojorje.heide

Postagens recentes